PIB PenhaPrimeira Igreja Batista da Penha

MINISTÉRIO COM FAMÍLIAS

Presidente do Conselho: Casal: Eliezer Pereira Ramos e Cibele C. P. Ramos

Este ministério funciona como um centro de capacitação e apoio para o casamento e a família, com o objetivo de atender a família em todas as fases do ciclo de vida familiar.

É constituído por um Conselho Diretor, que promove e coordena suas atividades e representado pela Igreja na pessoa do seu Pastor, que será; membro vitalício do Conselho Diretor. O Conselho Diretor é composto por dez (10) casais membros da Primeira Igreja Batista da Penha-SP, a saber:

  • um casal líder do ministério - indicado pelo pastor e eleito pela igreja, que será também o Presidente do Conselho,
  • 3 (três) líderes dos ministérios que fazem parceria(Pequenos grupos, Educação Religiosa e Comunhão – sendo estes constantes no Conselho Diretor)
  • e mais seis (6) casais que estejam em Comunhão doutrinária e espiritual com a igreja, eleitos pelo próprio conselho, por indicação dos seus membros, com mandato de três (03) anos, sendo renovado anualmente em um terço (1/3) de seus membros.

Quando o conselho julgar necessário, poderá indicar a recondução ao mandato seguinte de quantos casais achar conveniente do total a ser renovado.

Cada casal só poderá ser reconduzido uma única vez. O ministério realiza suas atividades subdividido em três partes estratégicas principais:

  • Prevenção;
  • Desenvolvimento e
  • Apoio para o casal e para a família.

Todo o trabalho desenvolvido neste ministério é realizado em parceria com os outros ministérios da igreja.

Estratégias de Prevenção são estratégias que utilizam o processo educativo para estabelecer uma cultura familiar de acordo com a Palavra de Deus.

Essa cultura é transmitida a toda a igreja inicialmente pelo púlpito, depois por grupos educativos diversos formados para cada fase do ciclo de vida familiar.

A nossa igreja trabalha com base filosófica de que os pais é que devem ensinar a seus filhos a relacionar-se com Deus.

A igreja sempre entra como uma parceira dos pais neste processo e desenvolve ações que os ajudem a vivenciar esta responsabilidade com eficiência e eficácia.

Fazem parte deste conjunto de estratégias: as células de casais com critérios específicos, os grupos de apoio aos pais, os cursos para noivos, gestantes, etc.

Estratégias de Desenvolvimento são utilizados como estratégia de desenvolvimento do casal e da família, os pequenos grupos de casais e os eventos, que podem ser direcionados para o casal ou para a família como um todo. Os eventos principais são o encontro de casais; o culto de bodas (reafirmação do pacto); o piquenique anual de famílias e congressos para família.

Estratégias de Apoio este conjunto estratégico se ocupa do cuidado de casais em crise. Para suprir esta necessidade são desenvolvidos programas de aconselhamento sistemático para casais e famílias ou outras ações que busquem tratar o casal/família em crise ou com necessidades especiais, como luto, perdas significativas etc.